Escola a ler

 

Escolaaler


"A ação «Escola a ler», da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares, do Plano Nacional de Leitura 2027 e da Direção-Geral de Educação, resulta da agregação de todas as propostas respeitantes à ação Escola a ler, integrada no Plano Escola + 21|23.

Visa trabalhar a leitura de forma sistemática, estruturada e diversificada e constituir uma rede colaborativa de trabalho e partilha, no âmbito desta medida."

Rede de Bibliotecas Escolares

----

As atividades a implementar pela Biblioteca Escolar António Ferraz e pelo Departamento de Língua Portuguesa e Formação Pessoal, e que constam do Plano Escola+ 21|23, são:

1. Contributos para a leitura orientada 

Realização de atividades que proporcionem o contacto dos alunos com livros que os motivem e estimulem a prática regular e continuada da leitura e da escrita. No espaço da biblioteca escolar, ou na sala de aula, desenvolvem-se, também, atividades de motivação para as obras de leitura orientada do 3.º ciclo e do ensino secundário.

2. Contributos para o Projeto Pessoal de Leitura 

Desenvolvimento de projetos individuais de leitura que explicitem objetivos de leitura e impliquem o contacto com temas comuns em obras, em géneros e em manifestações artísticas diferentes (obras escolhidas em contrato de leitura com o(a) professor(a)).

4. Vou levar-te comigo!

Dinamização periódica de sessões de requisição domiciliária na biblioteca escolar, em articulação com os docentes da turma e com recurso a estratégias motivadoras.

----

Obras adquiridas no âmbito do programa Escola a ler

aquisiçõesescolaaler
(Cliquem na imagem para conhecerem as aquisições.)


----


voulervar-tecomigo

A ação Escola a ler, da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares, do Plano Nacional de Leitura 2027 e da Direção-Geral de Educação, resulta da agregação de todas as propostas respeitantes à ação Escola a ler, integrada no Plano Escola + 21|23. Visa trabalhar a leitura de forma sistemática, estruturada e diversificada e constituir uma rede colaborativa de trabalho e partilha, no âmbito desta medida.

Na Biblioteca Escolar António Ferraz, continuaremos a implementação da inciativa Vou levar-te comigo!, que consiste na dinamização periódica de sessões de requisição domiciliária , em articulação com os docentes de Português e com recurso a estratégias motivadoras.

Aconteceram já sessões com muitas leituras e com muita alegria em torno dos livros, para as quais escolhemos uma dinâmica que muito agradou aos alunos. Com base nos parágrafos iniciais de obras literárias,  todos escolheram as suas leituras para as próximas semanas. 

 

Eis como tudo se passou!


(Para breve a atualização das atividades.)