Mostrar mensagens com a etiqueta promoção da leitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta promoção da leitura. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 21 de março de 2023

Concurso Pequenos Grandes Poetas

PequenosGrandesPoetas

O concurso de poesia Pequenos Grandes Poetas, promovido pela Câmara Municipal de Barcelos em parceria com a RBEB – Rede de Bibliotecas de Barcelos, cumpre este ano a sua 10.ª edição. A Biblioteca Escolar António Ferraz e os professores de Português tem vindo a promover ativamente a participação neste concurso junto dos alunos, inclusivamente no âmbito das ações "Escola a Ler poesia". 

Todos os alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário devem proceder à sua inscrição até ao dia 31 de março, através dos formulários disponíveis aqui.

Viva a Poesia!

Dia Mundial da poesia - Clube de Leitura

Clube de Leitura

A sessão V do Clube de Leitura do 11.ºE foi dedicada à poesia. Os alunos levaram consigo um livro e um poeta, de entre as muitas propostas da Biblioteca Escolar, e deixaram-se seduzir por um poema que aqui partilham, no Dia Mundial da Poesia.

Ouçamos!

"Chão", in Há prendisajens com xão, de Ondjaki

(por Tiago Faria)

"Hope is a thing", in Hope is a thing with feathers, de Emily Dickinson
(por Letícia Costa)

"Gato", in Abandono vigiado, de Alexandre O'Neill
(por Nuno Lemos)

"Suspiro d'alma", in Folhas caídas, de Almeida Garrett
(por Andreia Cruz)

"Destino", in Raiz de orvalho e outros poemas, de Mia Couto
(por Rafaela Carvalho)

"Esperança", in Antologia poética, de Miguel Torga
(por Luísa Silva)

"Uma das coisas que aprendi...", in O poeta nu, de Jorge Sousa Braga
(por Joana Sobral)

"As pessoas sensíveis", in Livro sexto, de Sophia de Mello Breyner Andresen
(por David Pombo)

"Noite fechada | O sentimento de um ocidental", in O livro de Cesário Verde, de Cesário Verde
(por Inês Ferreira)

"Poema", in Cabo da Boa Esperança, de Sebastião da Gama
(por Ana Rodrigues)

"Mar português", in Mensagem, de Fernando Pessoa
(por João Sampaio)

"Flor de Ventura", in Folhas caídas, de Almeida Garrett
(por Ana Barbosa)

"Estou sozinho...", in A criança em ruínas, de José Luís Peixoto
(por Inês Ferreira)

"O mundo acaba sempre por fazer o que sonharam os poetas."
(Agostinho da Silva)

segunda-feira, 20 de março de 2023

Dia Mundial da Poesia | Dia Mundial da Árvore

 

Cartaz-Dia Mundial da Poesia

Biblioteca Escolar António Ferraz | Clube Ciência Viva | Clube Eco-escolas

As árvores e os livros

 

As árvores como os livros têm folhas

e margens lisas ou recortadas,

e capas (isto é copas) e capítulos

de flores e letras de oiro nas lombadas.

 

E são histórias de reis, histórias de fadas,

as mais fantásticas aventuras,

que se podem ler nas suas páginas,

no pecíolo, no limbo, nas nervuras.

 

As florestas são imensas bibliotecas,

e até há florestas especializadas,

com faias, bétulas e um letreiro

a dizer: «Floresta das zonas temperadas».

 

É evidente que não podes plantar

no teu quarto, plátanos ou azinheiras.

Para começar a construir uma biblioteca,

basta um vaso de sardinheiras.

 

Jorge Sousa Braga, in Herbário, Assírio & Alvim, 1999.


Poema dito por Gonçalo Pereira - 11.º C


segunda-feira, 13 de março de 2023

'Irmãs de Prometeu - A Química no feminino'

Irmãs de prometeu

"A apresentação do livro Irmãs de Prometeu, A Química no Feminino, de João Paulo André, realizar-se-á no dia 15 de março, às 11h, na Biblioteca Municipal de Barcelos, numa colaboração do Município, da Rede de Bibliotecas Escolares de Barcelos e da Escola Secundária de Barcelinhos. João Paulo André doutorou-se na Universidade de Basileia e é Professor de Química, na Universidade do Minho. Autor do livro Poções e Paixões – Química e Ópera, que a Biblioteca Nacional de Portugal produziu em braille e em versão áudio para invisuais, tem mantido intensa atividade de divulgação da ciência. Além da sua atividade académica, destaca-se o forte interesse pela música e pela literatura."

in https://agenda.barcelos.pt/ 

Esta sessão contará com a participação dos alunos das turmas A, B, C e D de 12.º ano, no âmbito da disciplina de Psicologia, coordenadas pelo professor António Mendes.

Será, sem dúvida, uma experiência muito enriquecedora!  

CNL - Fase Municipal

AlunasCNL

Decorreu, no dia 10 de março de 2023, na Biblioteca Municipal de Barcelos, a Fase Municipal da 16.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, na qual foram apuradas, para representar a Escola Secundária de Barcelinhos na Fase Intermunicipal, três alunas, Isadora dos Santos (3.º Ciclo), Ana Rita Alves (Ensino Secundário) e Margarida Faria (Ensino Secundário).

Estamos muitos orgulhosos da vossa excelente prestação!

Parabéns a todos os leitores e oradores participantes!

domingo, 5 de fevereiro de 2023

Clube de Leitura - Sessão V

Ilustração de Linda Valere

Ilustração de Linda Valere | Via bibliocolors.blogspot.com

As sessões do nosso Clube de Leitura continuam com novas propostas que muito têm agradado aos seus membros.

Os alunos do 8.º A estiveram na Biblioteca Escolar, no dia 1 de fevereiro, com a sua professora de Português, Graça Alves, para descobrirem as sugestões de leitura que os acompanharão nos próximos tempos. A Banda Desenhada (BD) foi a tipologia que todos receberam com entusiasmo. Os alunos fizeram as suas escolhas, de entre as variadas propostas, e aceitaram o desafio de, a par da leitura, serem também eles criadores de BD. Com base em pesquisas orientadas, construirão, com recurso à ferramenta Pixton, as biografias dos criadores das personagens dos livros aos quadradinhos que serão apresentadas na sessão de partilha de leituras. Junta-se a esta parceria entre a Biblioteca Escolar e  Português, a disciplina de TIC, que colaborará na construção das BD digitais.

Com a devida orientação, leitura e criatividade se complementarão.

Aqui fica um pequeno registo da sessão V:

----------

No dia 2 de fevereiro, o Clube de Leitura continuou com os alunos do 11.º E, acompanhados pela sua professora de Português, Filipa Capa. A poesia e os poetas da literatura universal constituíram as sugestões de leitura. Foi uma sessão muito participativa, em que os alunos ouviram dizer poesia, mas também a disseram e até a cantaram, após compreenderem como a leitura em voz alta pode emocionar quem ouve. A obra Guia experimental para a leitura em voz alta permitiu a realização de exercícios bem engraçados e que, sem dúvida, permitirão uma excelente sessão de partilha de leituras, a acontecer no Dia Mundial da Poesia.

Espreitem a sessão:

Boas leituras!

domingo, 29 de janeiro de 2023

Fernando Pessoa e os seus múltiplos "eus"

 

FernandoPessoa_AlamadaNegreiros

Retrato de Fernando Pessoa, de José de Almada Negreiros (1964)

 

O desenvolvimento de competências de oralidade, através de atividades que implicam a expressão oral formal, sempre associada a percursos pessoais de leitura, é uma prática regular nas aulas de Português. O aluno João Sampaio, do 11.º E, encarnou os múltiplos "eus" do grande poeta Fernando Pessoa e partilhou com a Biblioteca Escolar a sua performance em vídeo, após a sua apresentação na aula da professora Filipa Capa.

Agradecemos ao João por esta viagem pela vida e obra de Fernando Pessoa!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

CNL - 2022/2023 - Resultados - Fase escolar

CNL

Nos dias 17 e 18 de janeiro, 56 alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário participaram na prova de apuramento (fase escolar) da 16.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, após terem lido Os livros que devoraram o meu pai, de Afonso Cruz (3.º ciclo), e Fahrenheit 451, de Ray Bradbury (ensino secundário).

Os alunos apurados (e suplentes) para a Fase Municipal, em representação da Escola Secundária de Barcelinhos, são:

3.º ciclo

Maria Leonor Vilas Boas Rodrigues - 9.º A
Isadora Macário dos Santos - 9.º A
Diogo Filipe Pereira Araújo - 7.º B (suplente)

 

Ensino secundário

Ana Rita Saraiva Alves - 11.º A
Margarida Eiras Faria - 11.º A
Rodrigo Miguel Gonçalves Correia - 10.º C (suplente)

 

A equipa da Biblioteca Escolar e os professores de Português felicitam todos os participantes e desejam boas leituras aos alunos apurados.

As obras selecionadas para a Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura, que contecerá a 3 de março de 2023, são O gato que salvava livros, de Sosuke Natsukawa, e A máquina de fazer espanhóis, de Valter Hugo Mãe.

Livros-Fase municipal

Os resultados das provas da fase escolar podem ser consultados na Biblioteca Escolar ou junto dos respetivos professores de Português.

Clube de Leitura - 11.ºE

BookTrailer

No âmbito do Clube de Leitura, os alunos do 11.ºE, após a sessão de partilha de leituras que aconteceu no dia 15 de dezembro, criaram filmes promocionais da obra que leram. O velho que lia romances de amor, de Luis Sepúlveda, foi o mote para a criatividade, para o desenvolvimento de competências digitais e para a promoção da leitura junto dos seus colegas. O Clube de Leitura resulta de uma parceria entre a Biblioteca Escolar António Ferraz e o Departamento de Língua Portuguesa e Formação Pessoal.

Foto-11E

Vejam os booktrailers criados pelos alunos:

Brevemente, navegaremos por novas leituras!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Novidades na Biblioteca Escolar

Aqui ficam os novos títulos adquiridos pela Biblioteca Escolar António Ferraz, no âmbito do Clube de Leitura

Capa-Novidades-janeiro2023

(Cliquem na imagem para conhecerem as novidades.)

 

Deixamos também os últimos títulos adquiridos e divulgados em setembro de 2022 aqui.

Boas leituras e bons projetos!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Momentos da nossa Feira do Livro

Feiradolivro

Decorreu, entre 12 e 16 de dezembro, a nossa Feira do Livro. Alunos e professores vivenciaram momentos únicos que associaram a leitura a um variado leque de temáticas, dos direitos humanos à ciência, sempre em trabalho colaborativo.

 

No dia 13 de dezembro, ouviram-se Leituras de paz em tempos de guerra numa sessão que teve por tema a Primeira Guerra Mundial. Os alunos do 9.º A e a sua professora de História, Paula Marques, trouxeram os seus conhecimentos e reflexões sobre este assunto até ao espaço da Biblioteca Escolar, onde também puderam ouvir o conto O melhor presente de natal de sempre, de  Michael Morpurgo, no qual uma carta datada de 24 de dezembro de 1914 conta as tréguas vividas nas trincheiras por alemães e ingleses.

Uma verdadeira lição de respeito e tolerância com futebol à mistura!

 

Os alunos do Clube Ciência Viva, da Educação Especial, bem como outros alunos em visita à Feira do Livro no espaço da BE experimentaram ciência e leitura, numa sessão do projeto Newton gostava de ler!. Foi uma "experiência emulsionante", já que o conto tradicional "Na tacinha de natas" lhes permitiu conhecer dois tipos de emulsão: as natas e a manteiga. Os alunos ouviram ler, testaram o processo químico  implicado na passagem das natas à manteiga e, no final, provaram o resultado.

Foi bem divertido!

 

Ainda no dia 13 de dezembro, aconteceu um workshop de ideias sobre os Direitos Humanos e os Deveres Humanos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos esteve a par da Carta Universal dos Deveres e Obrigações dos Seres Humanos, publicada pela Fundação José Saramago, com base nas suas palavras e nas suas ideias sobre o tema. A professora Alexandra Vieira, coordenadora do Clube Europeu e professora de História, e a Biblioteca Escolar, proporcionaram ao alunos do 10.ºE  a descoberta da literatura como ferramenta de combate e de defesa de Direitos Humanos.

Formar cidadãos é preciso!

 

A sessão IV do Clube de Leitura aconteceu nos dias 14 e 15 de dezembro. 

Os alunos  do 8.ºA, que iniciaram as suas leituras de A ilha do tesouro, de Robert Louis Stevenson, em setembro, puderam, agora partilhar leituras em voz alta, numa sessão que verdadeiramente lhes deu voz. 

A aluna Matilde Carvalho quis partilhar a sua experiência e escreveu um texto sobre a partciipação na primeira sessão dedicada a esta obra. Aqui ficam as suas palavras:

"No dia 28 de setembro, quarta-feira, fomos informados pela professora de Português (Graça Alves) de que, por volta das 9.05h da manhã, nos deveríamos deslocar à biblioteca da Escola Secundária de Barcelinhos, para participarmos na terceira sessão do nosso Clube de Leitura, orientada pela professora bibliotecária Alice Azevedo.

Assim que todos os membros do clube se sentaram nos seus lugares, a professora Alice começou a introduzir o tema daquela sessão e descobrimos que estava, de alguma forma, relacionado com piratas. Uma coisa com a qual todos estávamos intrigados era por que razão havia um baú do tesouro pousado numa mesa junto de alguns livros de piratas, que a professora tinha usado como exemplo.

Após alguns minutos, a professora Alice explicou-nos como seria a atividade principal da sessão: teríamos de nos dividir em grupos de três pessoas, cada grupo teria um enigma para resolver e a sua resposta iria estar em algum lugar espalhado pela biblioteca. Assim, após cada grupo responder ao enigma, todos se foram sentar no respetivo lugar e, apresentadas as propostas de cada grupo, o enigma foi desvendado.

Como todos acertaram, a professora pôde abrir o baú, dentro do qual se encontrava o livro A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson. O compromisso foi que, até à sessão seguinte sessão, cada um iria de ter de expressar a sua opinião sobre o livro.

Achei a experiência da caça ao tesouro interessante, pois pudemos divertir-nos e aprender ao mesmo tempo. Porém, a ideia de lermos todos o mesmo livro não me agradou muito; de facto, se por um lado é bom, pois podemos ouvir opiniões de pessoas diferentes que podem não achar o mesmo que nós, por outro lado, não podemos descobrir novas histórias, novos relatos nem novas experiências de leitura. "

Os alunos do 11.ºE realizaram a leitura de O velho que lia romances de amor, de Luis Sepúlveda e, nesta sessão IV, partilharam experiências e dedicaram-se à criação de booktrailers do livro lido.

Aguardamos com curiosidade os filmes publicitários desta extraordinária obra!

 

A manhã de quarta-feira, dia 14 de dezembro, foi dedicada à animação de leitura com Contos pelo Ambiente. Os alunos do 11.ºTR, orientados pela sua professora de ADR, Celeste Aires,  e pela Biblioteca Escolar, transformaram obras de literatura infantil em teatro de sombras, em narrativas encenadas e em teatro de figuras de papel, deliciando os alunos do 1.º e 2.º anos da EB de S. Brás e as suas professoras titulares de turma, Isaura Campos e Paula Sendim. 

As obras A árvore generosa, de Shel Silverstein, Ainda nada?, de de Christian Voltz, Dança quando chegares ao fim - Bons conselhos de amigos animais, de Richard Zimler e Bernardo Carvalho, e Jaime e as bolotas, de Tim Bowley e Inés Vilpi ganharam vida. 

Foram momentos mágicos!

 

Escrever é olhar e dar a olhar foi o mote para uma oficina de escrita criativa, no dia 15 de dezembro, com os alunos das turmas 11.ºA e 11.ºC, acompanhadas pelos docentes Helena Trigueiros e António Mendes, que dinamizou a oficina.
Esta oficina explora a interligação entre movimentos do olhar e dinâmicas do pensamento para exercitar, de forma consciente, os processos de invenção, elaboração, composição e expressão escrita de pensamentos.
Após uma explicação inicial da ligação entre pensar e olhar a partir de uma pintura de Magritte, seguiu-se um exercício coletivo de invenção e elaboração de pensamentos ao qual se seguiu um exercício individual de aplicação com a criação e redação de uma sequência argumentativa.

Agradecemos ao professor António Mendes, extraordinário colaborador da Biblioteca Escolar!

 

Cartaz-Blogue

"Ler engrandece a alma!"

Voltaire

domingo, 11 de dezembro de 2022

Feira do Livro 2022

 

CartazFeiradoLivro

Estão todos convidados para a Feira do Livro que decorre entre os dias 12 e 16 de dezembro, na Biblioteca Escolar António Ferraz, na Escola Secundária de Barcelinhos.

Para além das visitas livres ou em contexto de turma, acontecerão muitos momentos mágicos em torno dos livros, daquilo que nos proporcionam e ensinam, dinamizados em colaboração entre a Biblioteca Escolar e os docentes:

Leituras de paz em tempos de guerra

Histórias de paz

Apresentação de trabalhos sobre a Primeira Guerra Mundial (alunos do 9.ºA e professora Paula Marques)

Animação de leitura do conto O melhor presente de natal de sempre, de Michael Morpurgo (Biblioteca Escolar)

-----------

Newton gostava de ler! - Experiência emulsionante

Newtongostavadeler

Leitura e ciência na Biblioteca Escolar (Biblioteca Escolar,  Clube Ciência Viva e  Educação Especial, professoras Celeste Aires, Susana Freitas e Carla Grande)

-----------

Hora do conto ambiental

Contos ambientais

Animação de leitura de quatro contos ambientais destinada aos alunos  do 1.º e 2.º anos da Escola Básica de S. Brás (Sessão dinamizada pelos alunos do 11.º ano do curso de Turismo Ambiental e Rural, orientados pela sua professora de ADR, Celeste Aires, e pela Biblioteca Escolar)

-----------

Clube de Leitura "Entre páginas"

Clube de leitura-sessãoIV

Sessão de partilha de leituras iniciadas em setembro e outubro (Biblioteca Escolar, professoras Graça Alves e Filipa Capa e alunos do 8.ºA e 11.ºE)

-----------

Direitos Humanos vs Deveres Humanos

Sessão-DireitosHumanos-Saramago

Sessão de debate e reflexão comparativa entre a Declaração universal dos direitos humanos , da ONU, e a Carta universal dos deveres e obrigações dos seres humanos , de José Saramago  (Clube Europeu, Biblioteca Escolar, professora Alexandra Vieira e alunos do 10.ºE)

-----------

Oficina de escrita

escrita-criativa

Oficina de escrita dinamizada pelos professor António Mendes (Alunos do 11.º A  e 11.º C, professora Helena Trigueiros)

-----------

Contamos com a vossa presença! 

domingo, 27 de novembro de 2022

Semana Concelhia da Ciência - Atividades desenvolvidas

CartazSemanaCiência

A Semana Concelhia da Ciência, que decorreu entre os dias 21 e 25 de novembro, foi o resultado da colaboração de vários clubes e projetos da Escola Secundária de Barcelinhos. O Clube Ciência Viva, o Clube Eco-Escolas, o Subdepartamento de Tecnologias, a Biblioteca Escolar António Ferraz e todos os professores envolvidos, com a parceria da Rede de Bibliotecas de Barcelos, envolveram os alunos num diversificado leque de atividades que em muito enriqueceram o seu percurso académico e pessoal. 

Bomba-de-sementes

No dia 21 de novembro, o Clube Ciência Viva e o Clube Eco-Escolas, em parceria com o Gabinete de Ambiente e Recursos Naturais da Câmara Municipal de Barcelos, promoveram o workshop "Sementeiras e bombas de sementes", bem como a  tertúlia "A importância da floresta autóctone".

Os alunos das turmas 7.ºA, 8.º A, 8.º B, 10.ºTR e 11.º TR, acompanhados pelos professores Carminda Abreu, Celeste Aires, João Rodrigues, Patrícia Vale e Alexandre Lisboa, bem como os alunos da Escola Básica de S. Brás e os seus professores titulares, ficaram a conhecer a técnica de bolas de sementes de argila, criada por um agricultor japonês, que pretende fazer crescer sementes em locais por vezes de difícil acesso. O facto de a semente estar protegida por argila também lhe confere proteção contra predadores, mantém a humidade e fornece nutrientes à semente para ela germinar. É uma técnica usada em agricultura biológica.

Durante a tertúlia, os alunos ficaram a conhecer melhor a floresta autóctone que tem entre outras árvores de fruto as do género Quercus, como carvalhos, sobreiros e azinheiras,cujo fruto é a bolota, usada durante a atividade para fazer as bolas de semente que serão lançadas, depois de seca a argila em que foram envolvidas.

Vejam como os alunos lançaram mãos à obra:

---

Newton_gostava_de_ler

Nos dias 22 e 23 de novembro, o projeto Newton gostava de ler!, resultante da parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares e a Fábrica-Centro de Ciência Viva de Aveiro, foi implementado pela Biblioteca Escolar António Ferraz em duas sessões diferentes: "Experiência emulsionante" e "Ciência a motor", nas quais se comprovou que a biblioteca escolar é um espaço de leitura, mas também um espaço de ciência.

No dia 22 de novembro, na sessão "Experiência emulsionante", os alunos do 11.º A, acompanhados das suas professoras Isabel Silva (Físico-Química) e Marisa Cadilha (Biologia e Geologia) ouviram excertos da obra Notas de cozinha de Leonardo da Vinci, de de Shelagh Routh e Jonathan Routh, incluindo maravilhosas receitas que têm como ingrediente a manteiga. Depois, puderam eles próprios descobrir a ciência que se esconde na passagem das natas a manteiga e, no fim, provar o delicioso resultado.

No dia 23 de novembro foi a vez dos alunos do 7.º A e do 8.º A participarem na sessão "Ciência a motor", acompanhados pela sua professora Carla Alves (TIC). As Redações da Guidinha, de Luís de Sttau Monteiro, constituiu o divertido mote para a criação de um circuito elétrico que transformou energia elétrica em energia mecânica e pôs em movimento uma máquina de fazer rabiscos.

Eis os melhores momentos:

---

Pirilampiscam

No dia 24 de novembro, cinco turmas da Escola Secundária de Barcelinhos (11.º C, 12.º A, 12.º B, 12.º C e 12.º D), acompanhados pelos professores Celeste Aires, Filipa Capa, José Cruz e Alice Azevedo, rumaram ao Auditório da Câmara Municipal de Barcelos para assistirem à Conferência “Porque pirilampiscam os pirilampos e outras perguntas de química", com o Doutor João Paiva, da Universidade do Porto, uma atividade proposta pela Rede de Bibliotecas de Barcelos, pelo Clube Ciência Viva e pelo Clube Eco-Escolas.

Ficam algumas imagens:

---

playnetario

No dia 25 de novembro, os alunos das turmas A e B do 7.º ano, acompanhados pelos professores Paula Pereira, Carla Maio, José Ramires e Augusta Brochado, a convite da Biblioteca Municipal de Barcelos, do Clube Ciência Viva e Clube Eco-Escolas, entraram no Playnetario e mergulharam na realidade virtual, conhecendo o mundo ancestral dos dinossauros e viajando pelo espaço. 

Foi uma experiência, sem dúvida, muito divertida:

---

engefbNos dia 22 e 25 de novembro, o Subdepartamento de Tecnologias da Escola Secundária de Barcelinhos, em parceria com a iniciativa Engenheiras por um dia, proporcionou a um muitíssimo vasto número de alunos (10.º A, 10.º IG, 11.º IG, 11.º TR,11.º B, 11.º C e12.º E), acompanhados pelos professores Ana Fanco, Maria João Costa, Rita Maio, Carla Alves, Paula Costa, António Mendes, Graça Teles e Paula Silva, o privilégio de conhecer oportunidades de trabalho futuro. 

Tiago Santos, Human Capital | IT Recruiter & Talent Manager, da Adentis Portugal, elucidou os alunos sobre o papel das Tecnologias de Informação (TI) no mercado de trabalho e qual o perfil esperado nas várias valências possíveis na área das TI, mostrando, também, as diferentes áreas de ação de um especialista em TI e os diferentes caminhos que podem percorrer para entrar neste mercado tão atrativo e com perspetivas tão promissoras. 

A engenheira Mariana Silva, Diretora de Inovação da DataColab esclareceu aos alunos acerca da vasta gama de engenharias e caminhos que hoje se interligam com temas tão interessantes como Business Inteligente, Smart Cities, Data Mining e tantos avanços que estes novos mercados de trabalho podem proporcionar a alunos de áreas distintas.

É sempre bom abrir horizontes que por vezes parecem tão distantes.

Uma riquíssima Semana da Ciência e Tecnologia resultante de excelentes parceiros e de um verdadeiro trabalho colaborativo!

Semana da Ciência e Tecnologia

Cartaz-semanaciência

Mais uma excelente parceria que junta as Bibliotecas Escolares e os diferentes projetos e clubes das escolas do concelho de Barcelos. Durante a semana de 21 a 25 de novembro, a Biblioteca Escolar António Ferraz, o Clube de Ciência Viva, o Clube Eco-Escolas e o Subdepartamento de Tecnologias juntam-se à Rede de Bibliotecas de Barcelos para celebrarem a Ciência e as Tecnologias, envolvendo alunos dos diferentes ciclos de ensino em atividades que promoverão a cultura e a literacia científicas, assim como a leitura.

Consultem o plano da Semana Concelhia da Ciência através do QRCode apresentado no cartaz e o da nossa escola aqui.

domingo, 20 de novembro de 2022

Recital saramaguiano

RecitalSaramaguiano

No âmbito das Comemorações do centenário do nascimento de José Saramago, promovidas pela Rede de Bibliotecas de Barcelos e pela Câmara Municipal, no dia 18 de novembro, pelas 21 horas, os alunos do Clube de Teatro da Escola Secundária de Barcelinhos, juntamente com alunos de outras escolas secundárias do concelho, dinamizaram o Recital saramaguiano, um espetáculo de leitura, encenação e música que aconteceu na sala de leitura da Biblioteca Municipal.

Neste momento dedicado a Saramago, num ambiente intimista e pleno de emoção, os nossos alunos deram corpo ao texto "Carta para Josefa, minha avó", integrado na obra Deste mundo e do outro.

Esta encenação, da responsabilidade do professor Álvaro Carvalho e da Biblioteca Escolar, à qual puderam assistir alunos e professores em diferentes espaços da escola, tinha já vindo à luz, no dia exato do nascimento de José Saramago, 16 de novembro.

Fiquem com os melhores momentos destes dois dias de homenagem ao nosso prémio Nobel da Literatura:

Agradecemos à Câmara Municipal de Barcelos e à equipa da Biblioteca Municipal a forma como organizaram e acolheram tão carinhosamente os nossos alunos!

Um verdadeiro trabalho de equipa!

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Saramago na escola: Leituras centenárias 2022

CentenárioSaramago2_AgendaBArcelos

Hoje, pelas 10 horas, o aluno do 12º C, Cláudio Barros, levou as palavras de José Saramago para o exterior das paredes da biblioteca e juntou a sua voz à de muitos outros jovens das escolas secundárias portuguesas. Tratou-se de um evento de leitura em tempo real, promovido pela Fundação José Saramago, pela Rede de Bibliotecas Escolares e pelo Plano Nacional de Leitura.

Ouçam o excerto de Memorial do Convento lido por Cláudio Barros, em vídeo editado:

Acedam à gravação do evento no Facebook aqui ou no Instagram aqui.

#saramago100

A Escola Secundária de Barcelinhos diz José Saramago

CentenárioSaramago2_AgendaBArcelos

Os professores, alunos e assistentes técnicos e operacionais da Escola Secundária de Barcelinhos homenagearam José Saramago, dando voz às suas sábias e belas palavras, integrando, assim, as comemorações do centenário do seu nascimento.

 

Muitas vozes para dizer um homem! 

domingo, 13 de novembro de 2022

Centenário de José Saramago - professor António Mendes

 

CentenárioSaramago2_facebook

Para iniciar as comemorações do Centenário de José Saramago na nossa escola, a Biblioteca Escolar partilha o extraordinário trabalho biobibliográfico sobre o nosso Prémio Nobel da Literatura, da autoria do professor António Mendes.

Muito obrigada pelo maravilhoso contributo que tanto enriquecerá os nossos alunos!

José Saramago - Centenário de ANTÓNIO ÂNGELO MARCELINO MENDES

Centenário de José Saramago em Barcelos

BannerSaramago

A Biblioteca Escolar António Ferraz, em parceria com a Rede de Bibliotecas de Barcelos, a Fundação José Saramago, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares assinalará o centenário de José Saramago através de diversas atividades que envolverão toda a comunidade escolar. Ao longo da semana divulgaremos as atividades incluídas no programa das comemorações da Rede de Bibliotecas de Barcelos que podem consultar  aqui.

Na Escola Secundária de Barcelinhos celebraremos José Saramago com:

- Leituras Centenárias - evento em direto através do Facebook

- Leituras Centenárias - vídeo "A Escola Secundária de Barcelinhos diz José Saramago"

- Leitura de poemas de Os poemas possíveis e encenação de "Carta para Josefa, minha avó", in Deste mundo e do outro (Grupo de Teatro coordenado pelo professor Álvaro Carvalho)

- Exposição bibliográfica das obras de José Saramago na Biblioteca Escolar

- Trabalhos sobre José Saramago realizados por docentes e alunos

 

Deixamos os cartazes criados pelos alunos das turmas D e F do 11.º ano:

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Concurso Nacional de Leitura - 2022-2023

Cartaz-CNL

Divulgamos a 16.ª edição do Concurso Nacional de Leitura 2022/2023. Este ano, os professores de Português e a equipa da Biblioteca Escolar propõem a leitura das obras Os livros que devoraram o meu pai, de Afonso Cruz, e Fahrenheit 451, de Ray Bradbury.

AfonsoCruz

Conhece melhor o autor e a obra proposta para o 3.º ciclo aqui e aqui.

 

RayBradbury

Conhece melhor o autor e a obra proposta para o ensino secundário aqui.

CNL_PNL

Inscreve-te junto do teu professor de Português ou na Biblioteca Escolar e inicia já as tuas leituras.

A prova de escola (1.ª fase) está agendada para o dia 17 de janeiro de 2023, às 14:15h (3.º ciclo) e para o dia 18 de janeiro de 2023, às 8.20h (Secundário).

CNL_PNL

Consulta o regulamento aqui.

Consulta o calendário do Concurso Nacional de Leitura aqui.