segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Momentos da nossa Feira do Livro

Feiradolivro

Decorreu, entre 12 e 16 de dezembro, a nossa Feira do Livro. Alunos e professores vivenciaram momentos únicos que associaram a leitura a um variado leque de temáticas, dos direitos humanos à ciência, sempre em trabalho colaborativo.

 

No dia 13 de dezembro, ouviram-se Leituras de paz em tempos de guerra numa sessão que teve por tema a Primeira Guerra Mundial. Os alunos do 9.º A e a sua professora de História, Paula Marques, trouxeram os seus conhecimentos e reflexões sobre este assunto até ao espaço da Biblioteca Escolar, onde também puderam ouvir o conto O melhor presente de natal de sempre, de  Michael Morpurgo, no qual uma carta datada de 24 de dezembro de 1914 conta as tréguas vividas nas trincheiras por alemães e ingleses.

Uma verdadeira lição de respeito e tolerância com futebol à mistura!

 

Os alunos do Clube Ciência Viva, da Educação Especial, bem como outros alunos em visita à Feira do Livro no espaço da BE experimentaram ciência e leitura, numa sessão do projeto Newton gostava de ler!. Foi uma "experiência emulsionante", já que o conto tradicional "Na tacinha de natas" lhes permitiu conhecer dois tipos de emulsão: as natas e a manteiga. Os alunos ouviram ler, testaram o processo químico  implicado na passagem das natas à manteiga e, no final, provaram o resultado.

Foi bem divertido!

 

Ainda no dia 13 de dezembro, aconteceu um workshop de ideias sobre os Direitos Humanos e os Deveres Humanos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos esteve a par da Carta Universal dos Deveres e Obrigações dos Seres Humanos, publicada pela Fundação José Saramago, com base nas suas palavras e nas suas ideias sobre o tema. A professora Alexandra Vieira, coordenadora do Clube Europeu e professora de História, e a Biblioteca Escolar, proporcionaram ao alunos do 10.ºE  a descoberta da literatura como ferramenta de combate e de defesa de Direitos Humanos.

Formar cidadãos é preciso!

 

A sessão IV do Clube de Leitura aconteceu nos dias 14 e 15 de dezembro. 

Os alunos  do 8.ºA, que iniciaram as suas leituras de A ilha do tesouro, de Robert Louis Stevenson, em setembro, puderam, agora partilhar leituras em voz alta, numa sessão que verdadeiramente lhes deu voz. 

A aluna Matilde Carvalho quis partilhar a sua experiência e escreveu um texto sobre a partciipação na primeira sessão dedicada a esta obra. Aqui ficam as suas palavras:

"No dia 28 de setembro, quarta-feira, fomos informados pela professora de Português (Graça Alves) de que, por volta das 9.05h da manhã, nos deveríamos deslocar à biblioteca da Escola Secundária de Barcelinhos, para participarmos na terceira sessão do nosso Clube de Leitura, orientada pela professora bibliotecária Alice Azevedo.

Assim que todos os membros do clube se sentaram nos seus lugares, a professora Alice começou a introduzir o tema daquela sessão e descobrimos que estava, de alguma forma, relacionado com piratas. Uma coisa com a qual todos estávamos intrigados era por que razão havia um baú do tesouro pousado numa mesa junto de alguns livros de piratas, que a professora tinha usado como exemplo.

Após alguns minutos, a professora Alice explicou-nos como seria a atividade principal da sessão: teríamos de nos dividir em grupos de três pessoas, cada grupo teria um enigma para resolver e a sua resposta iria estar em algum lugar espalhado pela biblioteca. Assim, após cada grupo responder ao enigma, todos se foram sentar no respetivo lugar e, apresentadas as propostas de cada grupo, o enigma foi desvendado.

Como todos acertaram, a professora pôde abrir o baú, dentro do qual se encontrava o livro A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson. O compromisso foi que, até à sessão seguinte sessão, cada um iria de ter de expressar a sua opinião sobre o livro.

Achei a experiência da caça ao tesouro interessante, pois pudemos divertir-nos e aprender ao mesmo tempo. Porém, a ideia de lermos todos o mesmo livro não me agradou muito; de facto, se por um lado é bom, pois podemos ouvir opiniões de pessoas diferentes que podem não achar o mesmo que nós, por outro lado, não podemos descobrir novas histórias, novos relatos nem novas experiências de leitura. "

Os alunos do 11.ºE realizaram a leitura de O velho que lia romances de amor, de Luis Sepúlveda e, nesta sessão IV, partilharam experiências e dedicaram-se à criação de booktrailers do livro lido.

Aguardamos com curiosidade os filmes publicitários desta extraordinária obra!

 

A manhã de quarta-feira, dia 14 de dezembro, foi dedicada à animação de leitura com Contos pelo Ambiente. Os alunos do 11.ºTR, orientados pela sua professora de ADR, Celeste Aires,  e pela Biblioteca Escolar, transformaram obras de literatura infantil em teatro de sombras, em narrativas encenadas e em teatro de figuras de papel, deliciando os alunos do 1.º e 2.º anos da EB de S. Brás e as suas professoras titulares de turma, Isaura Campos e Paula Sendim. 

As obras A árvore generosa, de Shel Silverstein, Ainda nada?, de de Christian Voltz, Dança quando chegares ao fim - Bons conselhos de amigos animais, de Richard Zimler e Bernardo Carvalho, e Jaime e as bolotas, de Tim Bowley e Inés Vilpi ganharam vida. 

Foram momentos mágicos!

 

Escrever é olhar e dar a olhar foi o mote para uma oficina de escrita criativa, no dia 15 de dezembro, com os alunos das turmas 11.ºA e 11.ºC, acompanhadas pelos docentes Helena Trigueiros e António Mendes, que dinamizou a oficina.
Esta oficina explora a interligação entre movimentos do olhar e dinâmicas do pensamento para exercitar, de forma consciente, os processos de invenção, elaboração, composição e expressão escrita de pensamentos.
Após uma explicação inicial da ligação entre pensar e olhar a partir de uma pintura de Magritte, seguiu-se um exercício coletivo de invenção e elaboração de pensamentos ao qual se seguiu um exercício individual de aplicação com a criação e redação de uma sequência argumentativa.

Agradecemos ao professor António Mendes, extraordinário colaborador da Biblioteca Escolar!

 

Cartaz-Blogue

"Ler engrandece a alma!"

Voltaire

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